Powered By Blogger

quarta-feira, setembro 15, 2010

A maior das virtudes

   A virtude mais preciosa em um ser humano é dificilmente encontrada, pois nós, seres humanos, mascaramos tê-la. Entretanto, em certas situações comprovamos se essa virtude realmente existe dentro de nós. 
   Estou falando da humildade, coisa rara hoje em dia. Mas... O que é humildade? Segundo o dicionário Aurélio, humildade é: 1. Virtude que nos dá o sentimento da nossa fraqueza. 2. Modéstia. 3. Submissão.
   Não sei quanto à vocês, mas eu não concordo com nenhuma definição supracitada. Vamos analisar cada significado:
"1. Virtude que nos dá o sentimento da nossa fraqueza.": Fraqueza? Ser humilde é ser fraco? Ser humilde pode parecer fraqueza, mas é totalmente o inverso, pois uma pessoa humilde coloca-se em seu lugar, respeitando o próximo. Às vezes isso é muito difícil, e só sendo muito forte para conseguir realizar essa ação.
"2. Modéstia.": Eu odeio quando me falam que ser humilde é ser modesto. Entram muitas questões em cima disso, mas humildade e modéstia NÃO são sinônimas. Ser modesto é não ressaltar suas boas características, é se colocar abaixo do outro. Ser humilde é respeitar o lugar do outro, é admitir seus defeitos e suas qualidades. É aí que entra a falsa modéstia (falar mal de si apenas para se promover), que corrói lentamente a boa imagem das pessoas. 
"3. Submissão.": Ser humilde NÃO é ser submisso. Submeter-se a alguém é fazer tudo aquilo que ele deseja, é servir ao outro. Humildade é reconhecer que você deve obedecer àquela pessoa, mas não deixar que ela pise em você. 
   A humildade vai além do que eu disse, pois engloba tantas outras virtudes, que são raras nos dias de hoje.
   E você? Considera-se uma pessoa humilde? Que significado você daria para essa palavra? Comente!

3 comentários:

  1. Eu acho que há várias coisas em "extinção" hoje em dia, e por mais que a humildade não esteja no meu "top 5", ainda assim acho que o nº de pessoas desumildes pelo mundo é maior do que conseguimos aguentar.
    IUHSDUIHS, beijo :*

    ResponderExcluir
  2. Isso é super triste, mas eu não me considero humilde. Sei lá,a cho que eu não sou nem um pouco humilde. As vezes eu acho que sou pior que todo mundo ou então, em algumas características, melhor que todo mundo. Nunca igual. Ok, eu sei q ser humilde não tem nada a ver com ser igual a td mundo, mas enfim... eh isso. bjão!

    ResponderExcluir
  3. Concordo! Humildade não é fraqueza! Muito menos ser submisso!
    Eu me acho humilde, mas sei que poderia ser muito mais.

    Gostei do post! Muito legal!

    Beijos ;*

    ResponderExcluir