quarta-feira, novembro 03, 2010

Um lugar perfeito chamado quintal...

   Muitos não o possuem mais. Devido aos prédios e todas as suas facilidades, morar em um apartamento é hoje preferência da maioria da população. Muitos crêem que esse tipo de moradia garante maior segurança e aconchego do que uma casa.
"Pra que casa? Um apartamento é bem mais prático e fácil."
   Em alguns casos, a afirmativa anterior é compatível aos dias atuais. Mas não estou aqui para analisar os prós e contras de se ter um apartamento. Estou aqui para mostrar que tem uma parte da casa que nem todo mundo tem. Na minha casa, por exemplo, eu não posso contar com uma coisa que existia em praticamente todas as casas brasileiras: o quintal.
   Uma árvore frutífera, terra levemente afofada, um balanço, matinho, hortinha...
    As crianças, após fazer seus deveres, brincam de subir na mangueira, de comidinha, de balanço, pega-pega, esconde-esconde...
   Na hora do almoço, a mamãe cuida da hortinha e apanha alguns chumaços de cebolinha e um pezinho de alface para colocar sob a mesa.
   A galinha que mora naquele pedacinho tão frequentado na casa cisca as minhoquinhas, grãozinhos, bichinhos para botar seus ovos.
   À tarde, sentam-se mãe, avó e sogra para tricotar e falar da vida alheia.
  "Como aquela fulana é sirigaita!! Eu a vi usando esmalte vermelho e a saia dela ia acima do joelho!!! Uma pouca vergonha!!!".
  O tempo passa e pequenos pingos de chuva caem sob a terrinha, deixando-a com cheiro de casa de vó.
  À tardinha chega, e mamãe pega um tomatinho pra colocar na sopa.
  Juntam-se pai, mãe, filhos, avós... Todos assentados nas cadeirinhas de madeira desbotada, contando causos, estórias, fofocas e olhando o céu.
  Admirando o céu!!!
  A hora de se deitar chega, e papai é o último a deixar o quintalzinho.
  Ah... Quintalzinho. Quisera eu que realmente existisse... Ou que voltasse a existir.

 

3 comentários:

  1. Na verdade, nem eh a falta do quintal. Afinal, mesmo com o quintal, as crianças continuariam em seus computadores, televisão ou videogames... Eu brincava mt no quintal da minha avó qd era pirralha. Bons tempos aqueles! hahaha Achei a imagem mt perfeita! Eh isso, bjão!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho quintal, quando eu era pequena e não tinha computado eu brincava muitoooo nele com minha irmã e minha prima. Bons tempos!

    Beijos ;*

    ResponderExcluir